Esportes

São Paulo fala que Leão pode seguir em 2012, mas mira Autuori e Muricy

Ele não era o homem dos sonhos do presidente Juvenal Juvêncio e não fazia parte da lista do vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes. Mas o momento pedia alguém com as características de Emerson Leão no São Paulo. A falta de vibração mostrada pela equipe, que se acentuou com a saída do técnico Adilson Batista, exigiu a chegada de um técnico com fama de disciplinador, para assumir a missão de dar a resposta desejada em curto espaço de tempo. Com contrato até 31 de dezembro deste ano, o novo treinador diz que pretende continuar em 2012, e o clube, oficialmente, ressalta o interesse na permanência do comandante. No entanto, a verdade é que a situação é bem diferente. (Veja no vídeo acima os melhores momentos da coletiva de apresentação do novo treinador)

Leão só assinou até 31 de dezembro porque o São Paulo mantém seu desejo de contar com outro nome na próxima temporada. É claro que a favor do atual técnico contará a vaga na Libertadores do próximo ano ou até o título da Copa Sul-Americana. Mas Paulo Autuori, como primeira opção, e Muricy Ramalho, mais remotamente, são os alvos da diretoria.

O primeiro hoje não tem como se desligar a seleção olímpica do Catar. No entanto, em dezembro, ocorrerá o Pré-Olímpico que determinará quais seleções do continente disputarão o torneio de futebol em Londres. Se a seleção tiver êxito, ele ficará impossibilitado de sair. Caso contrário, estará livre para voltar ao Brasil e não teria a menor dificuldade em acertar o seu retorno ao clube onde conquistou os títulos da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa em 2005.

Paulo Autuori Muricy Ramalho (Foto: Montagem sobre foto da Reuters)Paulo Autuori e Muricy Ramalho estão na mira do São Paulo  (Foto: Montagem sobre foto da Reuters)

Caso Autuori não saia, o clube ainda vai observar a situação de Muricy Ramalho no Santos. Em caso de insucesso no mundial do Japão em dezembro, ele poderia deixar o clube, com quem tem contrato até maio de 2012. Atualmente, o treinador está de licença médica em casa se recuperando de uma hérnia de disco. Ele esteve internado até o último domingo no hospital São Luiz, onde recebeu a visita do amigo e auxiliar técnico do Tricolor, Milton Cruz.

A diretoria, oficialmente, diz que contratou Leão após seguir o seu planejamento.

– Havíamos dito inicialmente que o Milton ficaria dois ou três jogos e, nesse período, faríamos uma análise na qual veríamos se o problema se restringiria apenas à troca do comando técnico. Após observarmos, decidimos que, para esse momento, o profissional que melhor se adequava era o Leão. Ele só assinou até dezembro porque o São Paulo prefere que os contratos terminem no fim do ano. O fato dele ter vínculo até dezembro ou por dez anos não faz a menor diferença porque não existe multa no contrato. Em dezembro, voltaremos a conversar – afirmou o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

Leão no treino do São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Leão foi apresentado na segunda-feira no CT da Barra Funda (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

O dirigente, inclusive, diz que Leão tem tudo para fazer carreira longa no São Paulo.

– Se o Leão conseguir os resultados, a nossa intenção é que ele atinja o objetivo de se aposentar aqui dentro do São Paulo, bem como ele disse – ressaltou.

O treinador, por sua vez, sabe que somente bons resultados nesses dois meses de contrato  poderão fazer a diferença para que ele permaneça em 2012. Por enquanto, ele não mostra preocupação.

– Sobre o ano que vem, depende desse ano. Cada um tem que demonstrar no dia a dia a qualidade, o resultado. O São Paulo me conhece, eu conheço parte do São Paulo. Nós temos que unir essas duas forças e adiar qualquer pessimismo. O pensamento é fechar com chave de ouro. E se é assim, não é a curto prazo – lembrou Leão que, quando saiu em 2005, disse que voltaria um dia para completar sua história no time do Morumbi.

Leão no treino do São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s